A Família na época pós-moderna


     A  pós-modernidade está formada sobre o tripé pluralização, privativação, secularização. A pluralização diz que há muitas idéias, muitos valores e muitas crenças. Não existe uma verdade absoluta, tudo é relativo. A privatização diz que nossas escolhas são soberanas e cada um tem sua própria verdade. A secularização, por sua vez, coloca Deus na lateral da vida e o reduz apenas ao recintos sagrados. A família esta nesse fogo cruzado. Caminha nessa estrada juncadas de perigos, tendo a sua frente muitas bifurcações morais, que atitude tomar? Que escolha fazer para não perder sua identidade? Quero sugerir algumas decisões.

Coloque Deus acima das pessoas. No mundo temos Deus, pessoas e coisas. Vivemos numa sociedade que se esquece de Deus, ama as coisas e usa as pessoas. Devemos porém adorar a Deus, amar pessoas e usar as coisas. A família pós-moderna tem valorizado mais as coisas do que o relacionamento com Deus. Vivemos numa sociedade que valoriza mais o ter do que o ser. Uma sociedade que se prostra diante de mamom e se esquece do Deus vivo.

Coloque seu cônjuge acima dos filhosO índice de divórcio cresce espantosamente no Brasil. Enquanto os véus das noivas ficam cada vez mais compridos, os casamentos ficam cada vez mais curtos. Um dos grandes erros que se cometem é colocar os filhos acima dos cônjuges. Muitos casais transferem o sentimento que devem dedicar ao cônjuge para os filhos e isso fragiliza a relação conjugal e ainda afeta profundamente a vida emocional dos filhos. O maior presente que os pais podem dar a seus filhos é amar seu cônjuge. Pais estruturados criam filhos saudáveis.

Coloque seus filhos acima dos amigos. Muitos pais vivem ocupados demais, correm demais e dedicam tempo demais aos amigos e quase nenhum aos filhos. Alguns pais tentam compensar essa ausência com presentes. Mas nossos filhos não precisam tanto de presentes, mas de presença. Nenhum sucesso profissional ou financeiro compensa o fracasso do relacionamento com os filhos. Nossos filhos são nosso maior tesouro. Eles são herança de Deus. Equivocam-se os pais que pensam que a melhor coisa que podem fazer pelos filhos é deixar uma rica herança financeira. Muitas vezes as riquezas materiais têm sido motivo de contendas na hora da distribuição de herança. Nosso maior legado para os filhos é nosso exemplo, nossa amizade e nossa dedicação a eles, criando-os na disciplina e admoestação do Senhor.

Coloque os relacionamentos acima das coisasVivemos numa ciranda imensa, correndo atrás das coisa. Muitas pessoas acordam cedo e vão dormir tarde, comendo penosamente o pão de cada dia. Pensam que se tiverem mais coisas serão mais felizes. Sacrificam relacionamentos para grangearem coisas. Isso é uma grande tolice. Pessoas valem mais do que coisas. Relacionamento são mais importante do que riquezas materiais. É melhor ter uma casa pobre onde reina harmonia e paz, do que viver num palacete onde predomina a intriga.

Coloque as coisas importantes acimas das coisas urgentes. Há uma grande tensão entre o urgente e o importante. Nem tudo o que é urgente é importante. Não poucas vezes, sacrificamos no altar do urgente as coisas importantes. Nosso relacionamento com Deus, com a familia e com a igreja são coisas importantes. Relegar esse relacionamento a um plano secundário para correr atráz de coisas passageiras é consumada tolice. A Bíblia nos ensina a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, sabendo que as demais coisas serão acrescentadas. Precisamos investir em nosso relacionamento com Deus e em nossos relacionamentos familiares, a fim de não naufragarmos nesse mar profundo da pós-modernidadede.


Extraído da Revista da familia brasileira Lar Cristão-Reverendo Hernandes Dias Lopes
Publicado por Eliamar Gilgen.



Nenhum comentário:

Postar um comentário